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ICBEU


Perfil Institucional

Estabelecido como exigência através da Portaria do Ministério da Educação de nº 2.188 de 30 de julho de 2002, INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA – ISEAT, em complementar proposta feita pelo Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos – ICBEU, sua Entidade Mantenedora, ao organizar-se, neste momento como um polo de educação continuada no Município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro e já ter obtido autorização para funcionamento do Curso de Letras com Licenciatura em Português e Inglês e Português e Espanhol e respectivas Licenciaturas, pela citada Portaria.

► A vocação da Mantenedora

O Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos – ICBEU, foi fundado no dia 21 de abril de 1961, à rua Dr. Nilo Peçanha, 40, terceiro andar, no Rodo, Município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Seus primeiros diretores foram o doutor Mathatias Bussinger, o professor Joel Porto e o professor Helter Jerônymo Luiz Barcellos.
O ICBEU foi a primeira escola de idiomas organizada na cidade de São Gonçalo. Naquela época, quem desejasse estudar qualquer língua estrangeira deveria deslocar-se até Niterói, onde estavam sediadas a Cultura Inglesa e a Aliança Francesa, no bairro de Icaraí. Era, portanto, extremamente penoso para um gonçalense estudar inglês ou francês. Gastava-se muito dinheiro e tempo, de vez que os meios de transporte eram muito precários.

Em 2 de agosto de 1983, sob a direção de seu atual Presidente Prof. Helter Jerônymo Luiz Barcellos, o ICBEU se transfere da antiga sede da rua Dr. Nilo Peçanha para a nova na rua Dr. Francisco Portela. Havia apenas um andar pronto. Todos os outros estavam em construção. A escola tinha uma matrícula de 1200 alunos, aproximadamente.

Inicia-se uma nova fase da história do ICBEU, em que a escola passa a ensinar outros idiomas: primeiro o espanhol, depois o alemão, o português e o italiano.

Em 1989, incorpora-se à escola o segundo andar e inaugura-se o restaurante, a Cantina Apple Pie. Em 1991 fica pronto o terceiro andar e, rapidamente, são inauguradas a biblioteca Carlos Drummond de Andrade e a livraria. Em maio de 1991, foi entregue o Computer Lab e, em dezembro de 1992, foi inaugurada a Galeria de Arte. Em 1994 foi entregue a sala de vídeo Charlie Chaplin.

Atualmente, está em construção o teatro, que ocupa todo o quarto andar.

A partir de 1989, começa a aparecer o trabalho do Centro Cultural. Hoje, o Centro Cultural do ICBEU figura como referencial no setor em São Gonçalo, estando entre os três locais mais importantes na cidade em termos de programação cultural. É conveniente observar que toda a construção do prédio do Instituto, bem como a montagem das diversas instalações, se fez com recursos próprios, oriundos da receita da escola de línguas que, no momento, conta com cerca de quatro mil alunos.

O Centro Cultural do ICBEU abriga diversas instituições da cidade, a saber: O Memor – Instituto Gonçalense de Memória, Pesquisas e Promoções Culturais; a Aglac – Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências; o Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo e a seção local da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Toda a elite intelectual da cidade se reúne no ICBEU. É intensíssima a programação cultural, que ocupa vários dias da semana. A frequência anual ao Centro Cultural é de aproximadamente quarenta mil pessoas.

Nasceu e consolidou-se o ICBEU, mas não pode estagnar-se. Sua missão é oferecer às pessoas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. É um trabalho permanente que se realiza das seguintes maneiras:

● ensinando idiomas, o que lhes permitirá não só compreender melhor o mundo em que vivem e interagir mais positivamente com ele, mas também alcançar melhores condições no mercado de trabalho;

● buscando associar o ensino de idiomas à civilização e à arte, através de uma intensa programação destinada a levar a música, o teatro, a dança, a literatura, as artes plásticas, o cinema a todos, buscando, através da educação da emoção, humanizar as pessoas e conscientizá-las do seu papel de cidadãs do mundo e partícipes da grande herança acumulada pela cultura;

● inserindo-se na comunidade e tornando-se ferramenta de transformação da sociedade gonçalense, participando ativamente das causas que interessam à cidade e seus moradores;

● criando um ambiente que permita aos clientes externos e aos internos (seus professores, funcionários e diretores) conviver positivamente, crescerem como pessoas, integrarem-se harmonicamente ao universo, alcançando níveis cada vez maiores de felicidade.

Pode-se ter uma ideia do trabalho do ICBEU através do site (www.icbeuonline.com.br).

Aí está a grande responsabilidade de quem assume um trabalho na área da Educação nesses tempos modernos de avançada tecnologia: é a de formular uma síntese humanística que seja significativa para a nossa época e tenha a pessoa humana como centro da reflexão e da vida.

O Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos – ICBEU está atento aos novos tempos do terceiro milênio. A cultura se internacionaliza, levada pelos canais de comunicação, os satélites e as fibras óticas.

Entretanto, apesar de toda a tecnologia empregada pelo homem moderno no sentido de estabelecer os contatos com seus semelhantes, o entendimento entre os povos passa pelo conhecimento das línguas, desde o enfoque mais primário até os mais complexos sistemas de comunicação linguística.

É com o compromisso com esse processo educativo, holístico, com qualidade e continuidade, que o Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos – ICBEU, vem, há 40 anos, preparando alunos no domínio dos idiomas inglês, espanhol, alemão e italiano, articulados com o exercício competente do português. Seu trabalho abrange o ensino e atividades culturais, envolvendo toda a comunidade. Atende, hoje, a quase 5.000 alunos.

O ICBEU, portanto, apresenta uma ambiência adequada e a mais moderna tecnologia para acolher o ensino superior, especificamente voltado para as profissões que exigem o domínio pleno dos idiomas, contemplando a sua vocação e atendendo aos anseios de sua comunidade.

Missão da instituição

Contribuir para a formação do aluno, ensinando novos idiomas e difundindo outras culturas, proporcionando assim o seu crescimento pessoal e profissional, tornando-o um agente ativo e capacitado a atuar na sociedade. Para tanto, nossa atividade desenvolve-se por meio de equipes motivadas, metodologia de ensino interativa e tecnologia de ponta, sempre em busca do melhor resultado.

ISAT


Perfil Institucional

O INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ANÍSIO TEIXEIRA – ISAT, mantido pelo Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos Ltda., situado à Rua Dr. Francisco Portela, nº 2772, Bairro Zé Garoto, no município de São Gonçalo, obteve, pela Portaria MEC nº 1288 de 30 de julho de 2002, autorização para ministrar os seguintes Cursos Superiores:

● Letras (Licenciatura) com Habilitação em Português-Inglês e respectivas literaturas;

● Letras (Licenciatura) com Habilitação em Português-Espanhol e respectivas literaturas;

● Letras (Bacharelado) com Habilitação em Tradutor e Intérprete Bilíngue.

A referida Portaria autorizou 240 (duzentos e quarenta) vagas totais anuais, sendo 80 (oitenta) vagas por Habilitação, no turno noturno.

Determinou ainda a citada Portaria que a Instituição adotasse as providências para a criação do Instituto Superior de Educação no sentido de abrigar as habilitações autorizadas na modalidade Licenciatura, promovendo as adequações exigidas pela legislação vigente, expressas nas Resoluções CNE/CP 01/99, CNE/CP 01/2002, CNE/CP 02/2002, CNE/CES nº 18/2002 e Pareceres CNE/CP 09/2001, CNE/CP 027/2001 e CNE/CP 028/2001.

O ISAT cumpriu a determinação e o Regimento da Instituição e foi aprovado pela Portaria MEC nº 1375 de 3 de junho de 2003, publicada no D.O.U. de 4 de junho de 2003.

O Regimento aprovado pela citada Portaria previu como Unidade Acadêmica específica do ISAT o Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira – ISEAT. A Instituição implantou, a partir de março de 2003, os cursos autorizados.

Pela Portaria nº 190 de 19 de janeiro de 2005, publicada no D.O.U. de 21 de janeiro de 2005, o MEC autorizou o ISEAT a ministrar o Curso Normal Superior, Licenciatura com Habilitações em Magistério para Educação Infantil e Magistério para os Anos Iniciais de Ensino Fundamental, com 160 (cento e sessenta) vagas totais anuais, no turno noturno.

A Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação, de 15 de maio de 2006, fundamentada nos Pareceres nº 5/2005 e 6/2006, institui as Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e define princípios, condições de ensino e de aprendizagem e procedimentos a serem observados pelas Instituições de Educação Superior do País.

Essas Diretrizes aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de que tratamos no projeto pedagógico.

Pela Portaria SESu/MEC nº 942, publicada no D.O.U. de 23 de novembro de 2006, o Curso Normal Superior foi transformado em Pedagogia, na modalidade Licenciatura, com as mesmas habilitações.

A docência é entendida pelo egrégio Conselho Nacional de Educação como uma ação educativa e um processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, etnicorraciais e produtivas, que se desenvolve articulando conhecimentos científicos e culturais, valores étnicos e estéticos, com processos de aprendizagem, socialização e construção do conhecimento, propiciando amplo diálogo entre diferentes percepções de mundo e de existência e que, portanto, estão presentes nos conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia.

Por meio de estudos teórico-práticos, investigações e reflexão crítica, um Curso de Licenciatura em Pedagogia deve propiciar o planejamento, execução e avaliação das atividades educativas e a aplicação, no campo da Educação, de conhecimentos filosóficos, históricos, antropológicos, ecológico-ambientais, psicológicos, linguísticos, sociológicos, políticos, econômicos e culturais.

Com esta percepção, o ISEAT, Unidade Acadêmica do ISAT mantido pelo ICBEU, ministra um Curso de Licenciatura em Pedagogia destinado à formação de professores para exercer funções de docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e nos cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar. Sua formação compreende, ainda, atividades docentes de planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação das tarefas específicas da educação, projetos e experiências educativas não escolares e produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo da Educação, em contextos escolares e não escolares.

O projeto pedagógico do curso foi elaborado tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Pedagogia. Foram selecionados conteúdos relevantes, atualizados, coerentes com os objetivos do curso e com o delineado para perfil do egresso. A carga horária de 3.200 horas foi distribuída de modo a atender o conteúdo de cada disciplina. A Coordenadora do curso e o NDE se reúnem periodicamente para avaliar a pertinência de disciplinas/conteúdo, e, sendo constatadas necessidades de alterações, quer sejam levantadas por alunos e/ou docentes, os mesmos são revistos e atualizados.

Na última revisão feita no projeto, depois da criação do processo nº e-MEC 200807988, em 18 de julho de 2008, foram discutidas algumas alterações. Essas alterações, que passam a vigorar em 2010, consistem basicamente na inclusão das disciplinas Língua Brasileira de Sinais, com 60 horas no 4º semestre e Educação das Relações Etnicorraciais, no 7º semestre, com 60 horas. A disciplina Atividades Complementares, que estava com 240 horas, passou para 120 horas. Outra alteração significativa foi o tempo mínimo de conclusão do curso, que passou de seis para oito semestres, mantendo-se a carga horária total do curso em 3.200 horas.

Missão da instituição

Buscar a paz através do ensino de idiomas, visando à compreensão entre os homens, independentemente de suas diferenças culturais, "Pax mundi per linguas"; criar oportunidades culturais que permitam o intercâmbio entre os aprendizes de diferentes línguas; formar no nível superior recursos humanos capazes de desenvolver os dois itens anteriores.

Visão da instituição

Colaborar para a construção de um mundo justo, de oportunidades iguais para todos, no limite de suas possibilidades pessoais. Ensinar tudo a todos no limite de suas capacidades pessoais.